www.kenkoweb.net/10885

Produtos com infravermelho e Ions negativos



miércoles, 20 de abril de 2011

Terapia Muscular do Inconsciente

A Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)*
 e o homem Integral.


O que é?

Uma forma terapêutica criada nos EUA na década de 60, desenvolvida a partir dos pontos de Chapman, pelo médico George Goodheart que fundamenta-se no teste neuromuscular, indispensável ferramenta utilizada pela terapia.

No início se tratava de testes de correções puramente mecânicos, porém com os estudos teóricos e principalmente práticos realizados nos EUA, Alemanha, Austrália, Argentina e outros grandes centros, surgiram outras escolas criadas por outros profissionais de outras áreas, com focos determinados nos problemas neurológicos, emocionais e energéticos.

Hoje, a técnica se diversifica nas mais variadas áreas da saúde, se fundindo a conhecimentos mais antigos.

A técnica reestrutura o equilíbrio físico, emocional e energético entre os “corpos”, devido a sua capacidade atuação nos processos de tensões subconscientes adquiridos ou herdados.

Tudo o que está ligado aos sentidos (ver, cheirar, ouvir, degustar, sentir na pele) é analisado e agregado a valores já formados pelas nossas experiências passadas, bem como de nossos antepassados (consciência genética temporal)*.

Estes padrões comportamentais determinam a forma como vamos a receber, sentir, comparar e responder as novas situações de vida.

Dependendo das vivências dolorosas já vivenciadas (estresse armazenada na memória celular), podemos reagir positiva ou negativamente.

Os traumas e experiências negativas além de entulhar o subconsciente de tensão, também se distribuem nas várias regiões do organismo criando zonas mais vulneráveis podendo originar dores ou lesões muitas vezes crônicas.

A maioria dos padrões de dor e suas conexões, mente e corpo, não são percebidos conscientemente e se perpetuam por muito tempo, causando outros problemas que se cronificam ao longo do tempo sem solução.

A Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)* através do teste muscular, ferramenta única de união triangular entre a mente, emoção e corpo, trata, determina, confirma e individualiza os tratamentos, bem como: remédios homeopáticos, fitoterápicos, nutracêuticos (**), alimentos funcionais indicando sua carência ou excesso; indicação de comprometimento osteoarticular (quiropraxia), etc.

Como funciona?

É uma técnica simples, indolor que é aferida através dos músculos. Pode ser aplicada em qualquer pessoa, em qualquer idade ou condição física, mental e emocional.

Aplica-se um estímulo com pequena pressão constante em qualquer músculo do corpo, objetivando aferir o tônus muscular (força natural) e os possíveis bloqueios relacionados.

As formas de correção vão desde pequenas massagens em pontos chamados neurolinfáticos, leves toques neurovasculares, equalização de pontos de acupuntura, até as mais variadas formas de correção inclusas na técnica.





















É uma técnica que pode ser associada a qualquer outra técnica terapêutica agregando-lhe valor e maior eficácia, pois permite ampliar o grau de assertividade nas escolhas elaboradas em relação às necessidades individuais do cliente.

Muitas vezes problemas experienciados no agora se fundem aos traumas do passado (consciência genética atemporal), dando origem a uma carga emocional negativa muito intensa, que pode fazer surgir problemas psicossomáticos, síndromes (do pânico, fibromialgia...), sensações mentais ou físicas difusas, difíceis da pessoa explicar.

Estas sensações ou dores emocionais não são detectáveis pela mais alta tecnologia diagnóstica existente, mas passiveis de serem percebidas e avaliadas pela técnica Kinesiology (TEMI-Terapia Muscular do Inconsciente)*

* termo usado pelo autor ** nutracêuticos: princípios ativos extraídos de alimentos funcionais concentrados ou sintetizados e utilizados em formas farmacêuticas (cápsulas, comprimidos, xaropes, etc).

PULSOLOGIA

AYURVEDA - Wagner S.M. Baptista.


Pulsologia.

A medição do pulso na Medicina Tradicional Chinesa, MTC, é o exame ou avaliação da informação energética dos meridianos, mediante a palpação das artérias, que na medicina chinesa tem um papel fundamental. Faz-se esta palpação em um determinado segmento da artéria radial na altura do punho. Nesta observação do pulso, avalia-se o estado do equilíbrio energético dos órgãos do paciente.

Há uma vasta amplitude de interpretações, visto que nesta palpação há uma grande nuance de diferenças entre elas.

A pulsologia chinesa completa estabelece três níveis de observação de pulso na artéria radial. Os dados obtidos na aferição são incluídos no diagrama dos cinco elementos e só a partir deste que será obtida a visão geral do equilíbrio energético do paciente.

Francisco Alves Mourão Neto ( Fu Long ou Dragão Mestre ), professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade Castelo Branco (UCB) em “Teoria dos Cinco Elementos ou Pulsologia Chinesa Simplificada” cita:

“Medir a energia que vem dos batimentos é informação energética dos meridianos” (informação oral)” .

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o qi flui ao longo de uma rede invisível de canais chamados meridianos, que ligam todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Qualquer bloqueio ou desequilíbrio nessa rede provocará doenças físicas ou mentais. O objetivo do diagnóstico na MTC é identificar qualquer sinal de perturbação, bloqueio ou desequilíbrio nos meridianos ou no trajeto da energia qi, para que se possa aplicar o tratamento adequado.

No diagnóstico pelo pulso, tomam-se pelo menos doze pulsos diferentes, que correspondem aos principais órgãos e sistemas do corpo humano. Cada pulso é interpretado em termos de vinte e oito qualidades ou descrições diferentes, tais como rápido, deslizante, agitado, cheio, disperso e vazio. Com base nessas interpretações e na força ou fraqueza de cada pulso, são localizados os pontos onde se encontram os desequilíbrios da energia em movimentação. Considera-se ainda que os pulsos são afetados por fatores alheios às “doenças”, tais como a hora do dia, a estação do ano, o nervosismo e o esforço físico, entre outros.


















A Pulsologia Ayurvédica

A Tradicional Medicina Indiana é um dos mais antigos recursos de diagnóstico de todos os tempos. O pulso ayurvédico é uma técnica que exige grande sensibilidade na sua tomada e na sua interpretação.

Para a medicina segundo o Ayurveda, são necessários vários anos de aperfeiçoamento dos métodos de interpretação do pulso.

O pulso ayurvédico é capaz de revelar as condições da distribuição da energia vital ou energia prânica pelo corpo, e a situação dos três doshas; ou seja, os humores biológicos, vata, pitta e kapha, que são os três humores ou a constituição física que regem o equilíbrio do corpo, mente e espírito de todos os seres humanos.

Na tomada do pulso, pressiona-se três pontos diferentes da artéria radial. Para os homens usa-se o braço direito e para as mulheres o esquerdo. Alinhando os três dedos e pressionando cada um alternadamente, sente-se as três diferentes pulsações. Pressionando suavemente encontra-se o pulso vata, moderadamente o pulso pitta, e mais forte ou profundo kapha.

O pulso vata é rápido , irregular, ondulante e é simbolizado pela serpente; o pulso pitta é rápido, vigoroso e vibrante, simbolizado pela rã, e por último o pulso kapha que é forte, lento e deslizante e é simbolizado pelo cisne.

Além de seu pulso básico, cada pessoa pode apresentar variações segundo a idade, condições emocionais, hora do dia, estação do ano, temperatura ambiente, tipo de refeição recente, entre outras implicações. Os terapeutas habilidosos são capazes de descobrir os menores detalhes sobre o passado, assim como determinar prognósticos importantes para previsão de desequilíbrios energéticos do paciente.

Deepak CHOPRA, um dos maiores especialistas mundiais em Medicina Védica, atesta:

"Como são intimamente ligados, os três doshas se movem juntos, os doshas são ligados interminavelmente na maré constante das energias das coisas vivas."

Na visão ayurvédica, o equilíbrio dos três doshas ou das energias vitais ou prânicas resultam em saúde.

A bioenergética é o estudo da transformação da energia corporal e de suas leis. A bioenergética reproduz a imagem da bioenergia e suas transformações ligadas aos fenômenos biológicos, utilizando-se de leis e princípios físicos.

A pulsologia mostra a evolução da energia vital em andamento no corpo físico humano.

Com as técnicas descritas anteriormente, é possível por meio de massagens, toques, agulhas, posturas, meditações, interiorizações, exercícios, yoga, contribuir para a manutenção do equilíbrio vital de todos os indivíduos submetidos a estes tratamentos.

A bioenergia tem a maior importância para a estabilidade e funcionalidade dos seres vivos. As terapias bioenergéticas trabalham no sentido de resgatar a auto-regulação do organismo e dos aspectos físicos, emocionais e espirituais do ser humano integral.