www.kenkoweb.net/10885

Produtos com infravermelho e Ions negativos



sábado, 9 de enero de 2010

TERAPIAS ORIENTAIS ALIVIAM DORES DO DENGUE


A maior novidade no alívio das dores do dengue vem da China.
A técnica da ventosaterapia, que ativa a circulação através da manipulação de pequenos vasos ou copos de vidro (ventosas) aplicados na pele.

Além das ventosas, outras terapias orientais, como o shiatsu e a tui-na, estão tornando os dias dos doentes um pouco menos insuportáveis.

Segundo especialistas, essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer idade e não têm contra-indicações. Além de clínicas particulares, os postos municipais de saúde, no Rio, aplicam massagens orientais contra o dengue. O serviço já era oferecido a pacientes hipertensos, diabéticos e com dores crônicas. Agora foi descoberto por pacientes de dengue.

A professora de educação física Adriana Rodrigues Barbosa descobriu no shiatsu e na ventosaterapia o alívio para o dengue:

— Nos primeiros dias da doença, mal conseguia dormir porque a dor era horrível. Depois das sessões de shiatsu e de ventosaterapia, o alívio foi quase imediato — conta.

A jornalista Clarissa Martins teve que adiar uma viagem à França e só achou conforto com as massagens orientais.
— Meu corpo estava moído. As massagens e a ventosaterapia aliviaram as dores e melhoraram meu humor — diz.

Para o terapeuta Marcos Vinícius de Almeida Gomes, presidente da Associação de Filosofia e Cultura Oriental do Rio, a ventosaterapia ativa a circulação sangüínea, reduzindo as dores do dengue, contraturas musculares, dores cervicais e lombares, além de torcicolos, comuns em quem passa horas na cama com a virose.

Na ventosaterapia, o terapeuta aquece as ventosas a serem aplicadas nas áreas doloridas. No tratamento, aparecem marcas avermelhadas, devido à pressão do vidro na pele. Mas as marcas somem naturalmente em dois dias. Nas clínicas, as sessões custam R$ 50.

— A pressão feita pelo terapeuta, em movimentos verticais e circulares, ativa a circulação, diminuindo as dores do corpo.

Cada sessão de ventosaterapia dura cerca de 40 minutos e pode se associada à tui-na e ao shiatsu. Não há contra-indicações — diz Marcos.

A tui-na estimula a circulação sangüínea, aumenta a elasticidade da pele e melhora a drenagem venosa e linfática. Esse tipo de massagem relaxa e reforça o tônus muscular, além de estimular a produção de endorfinas, analgésicos naturais do organismo.

— A tui-na, baseada nos mesmos pontos do shiatsu, é indicada para aliviar dores musculares, má circulação e problemas de coluna, além da insônia e do estresse. Em pacientes com dengue, ela é aplicada com um óleo antiinflamatório chinês — diz Marcos.

Com a epidemia, a procura aumentou, mas o número de terapeutas (25) é insuficiente. A médica Cristina Barros, gerente do programa de medicina alternativa da Secretaria municipal de Saúde, diz que as técnicas orientais são uma opção para alívio das dores:
— As terapias não têm contra-indicações, mas a doença deve ser acompanhada com atenção.

 OS PRÓS E OS CONTRAS

DORES: Segundo médicos e terapeutas, as técnicas orientais podem ser aplicadas em qualquer idade. Cada sessão de ventosaterapia dura cerca de 40 minutos e pode ser associada às massagens de tui-na e ao shiatsu para o alívio das dores.

MANCHAS: No tratamento de ventosaterapia aparecem algumas marcas avermelhadas, devido à pressão do vidro na pele. Mas essas manchas desaparecem naturalmente em dois dias.

ALÍVIO: Massagens como a tui na e o shiatsu relaxam e reforçam o tônus muscular, além de estimular a produção de endorfinas, analgésicos naturais produzidos no organismo, aliviando a dor causada pela doença.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não há contra-indicação para casos de dengue. As principais contra-indicações das massagens orientais são doenças contagiosas crônicas e agudas, doenças infecciosas, hemorragias, traumas, tumores malignos (não se massageia área de tumor), lesões abertas na pele e queimaduras solares. Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

HUMOR: As massagens ajudam a melhorar o humor. Algumas pessoas com dengue ficam muito deprimidas